As alianças de casamento tem uma grande simbologia, por isso sua importância sentimental, já que ela representa o amor do casal, por isso as alianças também tem um papel fundamental na cerimonia de casamento, pois durante os votos de amor eterno elas são trocadas entre os noivos, e nas cerimonias religiosas são abençoadas, e assim o vosso amor é oficializado. Os Romanos acreditavam que no quatro dedo da mão esquerda havia uma veia que ia diretamente ao coração, por isso supõem que a tradição de usar as alianças na mão esquerda vem dos Romanos.

Mas como escolher a aliança certa? Essa tarefa não é fácil e requer um tempo, o ideal é que os noivos escolham a aliança com 3 meses de antecedência. Outro fator importante é o vosso orçamento, assim na vossa pesquisa pela aliança ideal será mais direcionada, o preço pode variar entre a qualidade do ouro ou outro material (prata, platina ou titânio), a qualidade e quantidade de diamantes, em media uma aliança varia entre os 100 a 500 euros cada.
Façam uma pesquisa na internet e nas vitrines de joalherias ou ourivesaria, para ficar a conhecer os modelos e qual deles mais os agrada, lembre-se que a aliança deve representar da melhor formar possível a vossa história, amor e personalidade. Devem ficar atentos a cada detalhe da aliança e se ela é confortável e durável, lembre-se que a usaram diariamente e por toda a vida.
Com tantas opções de alianças, quais são as ideais para cada tipo de mão? Primeiramente devemos saber se nossas mãos são pequenas ou grandes, para isso devemos medi-las, isso se fazer medindo a longitude da palma da mão e do dedo medio, quando o dedo é maior que a palma, a mão é comprida, do contrario a mão é curta.
*Mãos compridas: Todos os tipos de alianças se adaptam bem e na perfeição.
*Mãos curtas: Os modelos ideais são os mais delicados, pequenos, simples e finos com o formado quadrado ou redondo.
As joalheria ou ourivesaria tem vários modelos de aliança, e com coleções diversas e de todos os tipos e gostos. Mas quais são os modelos de aliança de casamento?
*Tradicional: Ouro liso, sem detalhe, essas alem de tradicionais são sempre atemporais.
*Pedras preciosas: São a alianças de casamentos com gemas e diamantes que ao longo do tempo podem ser acrescentadas mais pedras, assim a cada aniversario ou determinada época se pode acrescentar mais uma gema ou diamante.
*Prateados, de ouro branco ou rosé ou mescladas: Já os casais que desejam fugir do tradicional, esses são os modelos ideias. Para essas alianças se pode misturar metais, cores e texturas, assim o modelo será único e sofisticado.
**As alianças de pratas, normalmente, são usadas para anéis de compromisso. Mas se deseja que sua aliança de casamento seja de prata, também é uma ótima opção para fugir do tradicional.
Para as alianças de casamentos, os materiais mais utilizados são: ouro de 14, 18 ou 24 quilates, nas cores, ouro branco, amarelo ou rosa. Dessas opções o mais resistente e barato é o ouro 14 quilates, também é o que normalmente os noivos mais usam por ser uma jóia que será usada sempre, quando mais resistente for melhor. Mas há outros matérias mais baratos e resistentes, como, a prata, a platina ou o titânio, de todos o mais durável é a platina, porém também é a mais pesada. Assim os noivos devem escolher bem qual material desejam de acordo com suas características e orçamento.
Atualmente já existe diferentes alianças com formado e acabamento dos mais variáveis, fazendo com que cada par de aliança seja única e que reflita na personalidade do casal.
*Clássicas: Tem formado arredondada que podem ser, abauladas ou planas, em tons mais polidos ou mate. A aliança abaulada é mais anatómica e muito mais fácil de se adaptar a dedo.
*Alternativas: São as quadradas ou trabalhadas em diferentes formas, de acordo com o desejo dos noivos, essas são ideias para casais mais alternativos.
Gostaram do pôster? Qual assunto gostaria de ler no nosso blog?
Nos seguir nas redes sociais
Até o próximo pôster
Texto de Luana Magalhães